Biografia |
Ana Flores
Porto Alegre, 1962
Formação Profissional
2004 /2005 - Grupo de Estudos com Paulo Gomes.
1999 / 2002 - Bacharelado no Instituto de Artes da UFRGS.
1999 / 2000 - Escultura, com Xico Stockinger e Eloisa Tregnago.
1997/ 2000 - Freqüentou o Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Atualmente é Professora do Departamento de Artes Visuais nas disciplinas de Cerâmica no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Exposições Coletivas
2005 - "Varal das Artes", Galeria Modernidade, Novo Hamburgo/RS.
2005 - "Cerâmica", Espaço Koralle, Porto Alegre.
2005 - "O Pote - Leitura e Releitura da Cerâmica Indígena na América Latina", Museu Joaquim José Felizardo, Porto Alegre.
2005 - "Pequenos Diálogos", Museu da UFRGS, Porto Alegre.
2005 - "Fevereiro", Galeria Gestual / Shopping Iguatemi, Porto Alegre.
2004 - XV Salão de Cerâmica do RS, Acergs, MARGS, Porto Alegre.
2004 - "Sem Título - Técnica Mista", Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre.
2004 - "Corpo em Evidência", Projeto Cult - Exposição 3, Espaço de Artes Cult, Porto Alegre.
2004 - 8a. Bienal Latinoamericana de Cerámica Artística y Artesanal, Museo de Artes Visuales, Concordia, Argentina.
2004 - "Em Cartaz", Projeto Cult - Exposição 2, Espaço de Artes Cult, Porto Alegre.
2004 - II Salão de Mini Cerâmica, Acergs, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2004 - "Obra Santa", Projeto Cult - Exposição 1, Espaço de Artes Cult, Porto Alegre.
2004 - "O Pote Zoomórfico", Acergs, Galeria Xico Stockinger / Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre.
2004 - Mostra de Lançamento do MAC no Cais do Porto - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - Porto Alegre.
2004 - "International Miniart Exchange", Gomboc Gallery, Associação Chico Lisboa / Artlives International Group, Middle Swan, Western Australia.
2003 - 2º Salão de Artes Plásticas, Fundação Municipal de Arte e Cultura / Prefeitura Municipal de Gravataí / RS.
2003 - "IX Panorâmica de Cerâmica - 20 Anos Acergs", Museu de Arte Contemporânea / Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre.
2003 - "Feira de Cerâmicas", Atelier Terracota, Porto Alegre.
2003 - "XV Exposição de Artes", Sociedade Germânia, Porto Alegre.
2003 - "Porto Alegre em Foco", Pinacoteca Barão do Santo Ângelo / IA - UFRGS, Porto Alegre.
2003 - "Matéria em Trânsito", Galeria Gravura, Porto Alegre.
2003 - "International Miniart Exchange", Centro Cultural Usina do Gasômetro, Associação Chico Lisboa / Artlives International Group, Porto Alegre.
2003 - "Arte+Arte - Esquinas e Vizinhanças", Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, Associação Chico Lisboa, Porto Alegre.
2003 - "Terra", Espaço Koralle / Bolsa de Arte, Porto Alegre.
2003 - 3º Leilão Limpa Atelier - Atelier Apolo 1377, Porto Alegre
2003 - "Percursos na Cerâmica", Galeria Xico Stockinger / Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre.
2003 - "E(x)colhas", Pinacoteca Barão de Santo Ângelo / Instituto de Artes - UFRGS, Porto Alegre.
2002 - 15º Salão de Artes Plásticas, Câmara Municipal de Porto Alegre.
2001 - "Você tem fome de quê?", Espaço Cultural Brasil-Espanha, Porto Alegre.
2001 - 2º Leilão Limpa Atelier - Escola Pró-Saber, Porto Alegre.
2001- "O Pote", Acergs, Galeria de Arte SESC, Porto Alegre.
2001- 1º Leilão Limpa Atelier-Instituto de Desenvolvimento Humano, Porto Alegre.
2001 - "Cadeiras", Espaço Ado Malagoli / Instituto de Artes -UFRGS, Porto Alegre.
2000 - XIV Salão de Cerâmica do RS, Acergs, MARGS, Porto Alegre.
2000 - I Salão de Mini Cerâmica, Acergs, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre.
2000 - "O Pote", Acergs, Espaço de Arte FIERGS, Porto Alegre.
2000 - "Euxterior", Espaço Ado Malagoli/Instituto de Artes - UFRGS, Porto Alegre.
1999 - "Corpo Presente", Projeto Quê! Arte? - Exposição 5, Khôra, Porto Alegre.
1999 - "Efêmero Objeto", Projeto Quê! Arte? - Exposição 4, Khôra, Porto Alegre.
1999 - "Palavra Visual", Projeto Quê! Arte? - Exposição 3, Khôra, Porto Alegre.
1999 - "Movimento Ar", Projeto Quê! Arte? - Exposição 2, Khôra, Porto Alegre.
1999 - III Salão e Intercâmbio de Arte Postal - Casa 26, Equipe de Artes, Porto Alegre.
1999 - III Salão e Intercâmbio de Arte Postal - Ball State University, Muncie, Indiana, EUA.
1998 - II Salão e Intercâmbio de Arte Postal - Casa 26, Equipe de Artes, Porto Alegre.
1998 - II Salão e Intercâmbio de Arte Postal - Ball State University, Muncie, Indiana, EUA.
1997 - "Orientadores e Alunos - Produção 1997", Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina.
1997 - "Orientadores e Alunos - Produção 1997", Atelier Livre PMPA, Porto Alegre.
1997 - IV Bienal de Artes da ALJ - Galeria da Vera, Porto Alegre.
Premiações
2005 - Porto Alegre/RS - O Pote: Leitura e Releitura da Cerâmica Indígena na América Latina, Museu Joaquim José Felizardo, Porto Alegre - 1º prêmio.
2004 - Porto Alegre/RS - XV Salão de Cerâmica do RS, MARGS - 1º prêmio.
2003 - Gravataí/RS - 2º Salão de Artes Plásticas, Fundação Municipal de Arte e Cultura - Prefeitura Municipal de Gravataí/RS - 1º prêmio.
2000 - Porto Alegre/RS - XIV Salão de Cerâmica do RS, MARGS - 2º prêmio.
1999 - Muncie/Indiana (EUA) e Porto Alegre - III Salão e Intercâmbio de Arte Postal - Ball State University e Casa 26, Equipe de Artes - Prêmio Viagem.
DEPOIMENTO
Restam cinco casas com fachadas azulejadas, remanescentes do século XIX em Porto Alegre. Testemunhas de uma época, resistem ao tempo, mas nosso olhar desatento as condena à desaparição.
Os azulejos que brilhavam ao sol, empalideceram, vivem nas sombras da cidade verticalizada. Têm as marcas do tempo, da poluição, da contração da argila diferente do vidrado. O corpo de alguns começa a esfarelar-se. As entranhas foram consumidas pelos cupins, os telhados desabaram. As fachadas se parecem com carcaças.
Há mundos inconciliáveis nos quais os habitantes jamais se encontram. Estas fachadas separam o presente do passado como as lápides, que separam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
Bergson postulava que o espaço, enquanto matéria, é corroído pelo tempo e não pode conservar-se nem a si mesmo. A matéria é antes responsável pelo esquecimento da memória e não pela sua duração. Cabe ao cérebro, também matéria, selecionar e evocar as lembranças contidas no espírito. É o espírito que transcorrendo junto com o tempo, guarda eternamente a memória.
Halbawachs discordou desta concepção metafísica e afirmava que a memória é uma construção social tendo como suporte um grupo limitado no espaço e no tempo, esgotando-se lentamente a medida que os indivíduos vão desaparecendo. Algo como a "inexorável extinção das gerações" de Barthes.
Se a arte é um confronto entre o comportamento do homem diante da vida, não seria todo embate humano e a própria arte, em última instância, a busca de alguma permanência?
O tempo é implacável com tudo e conduz ao esquecimento. Mas o fogo, elemento do processo de queima, transmuta o barro e pereniza a matéria cerâmica. Assinada, anônima, com ou sem as digitais do autor, a cerâmica cristaliza o momento e guarda a história das civilizações.
Azulejaria e casas esquecidas são parte do meu repertório visual e desdobramentos na minha pesquisa plástica. A lógica da repetição, do encaixe do azulejo-padrão, da acumulação e o gosto pela ornamentação, são elementos formais e poéticos. Não apenas substrato da realidade visível, mas elementos metafóricos da invisibilidade do abandono e da impermanência. Contudo, a transitoriedade dos estados da matéria e da memória não impede o lúdico na vida e na arte.
Pautado pelo gosto no fazer cerâmico, meu percurso é também artesanal e laborioso. Trabalho com a possibilidade de criar através da repetição. Um múltiplo nunca é igual e torna-se ainda mais desigual no raku - processo de queima cerâmica oriental e ocidentalizado por Bernard Leach, Gilberson e Paul Soldner. Neste processo, as peças incandecentes são retiradas do forno e abafadas dentro de um recipiente com materiais combustíveis. As gretas do craquelamento e as partes deliberadamente desprotegidas de esmalte ficam enegrecidas.
Imprimo na cerâmica o meu gesto e testemunho meu presente. A cerâmica materializa a memória ainda que matéria e memória sejam transitórias, suscetíveis à passagem do tempo e reflexo da impermanência humana.
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