Ver todas as obras de Anélio Latini Filho - Anelio Latini

Artista Anélio Latini Filho - Anelio Latini
Biografia Latini (1926 - 1986)
Anelio Latini Filho, Anélio Latini Filho

( -- / -- / 1926) - Nova Friburgo - Rio de Janeiro - Brasil
( -- / -- / 1986) - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Atividades Artísticas
Pintor, Gravador

Individuais
Em 1972, Galeria Gead no Rio de Janeiro/RJ.

Fonte : Itaú Cultural

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pintor, desenhista e cineasta, o carioca de Nova Friburgo Anélio Latini foi o grande pioneiro da animação brasileira. Ele produziu sozinho o longa-metragem "Sinfônica Amazônica", desenvolvendo desde os desenhos e personagens até uma técnica própria de sincronismo do som com a imagem animada. Por esse motivo ele foi responsável pelo cultivo da imagem de pioneirismo e esforço "heróico" dos poucos animadores nacionais do período. Sua paixão por Walt Disney e pelas histórias e lendas do folclore brasileiro se tornaram as principais inspirações para seu primeiro e único desenho animado.
Os parcos recursos técnicos e a ausência de escolas de animação no país levaram os profissionais atuantes a guardar o "segredo" da técnica do filme animado o que dificultava a organização das grandes equipes necessárias para a produção de médias e longa-metragem animados. Além disso, a falta de incentivos à produção nacional de animação também acabou prejudicando o desenvolvimento do gênero no Brasil. Ainda assim criativos artistas, como Latini, insistiam em realizar seus filmes animados.

De qualquer forma o grandioso esforço de Latini propiciou à animação brasileira seu primeiro longa-metragem. Através das lendas amazônicas e músicas populares brasileiras Latini criou uma versão abrasileirada do clássico "Fantasia" de Walt Disney. Em 1968 ele tentou repetir seu esforço na produção da animação "Kitan do Amazonas", dessa vez a cores. Infelizmente o projeto não chegou a se concretizar. Dessa maneira ele acabou voltando a se dedicar à pintura das belezas naturais brasileiras que eram vendidas aos turistas estrangeiros garantindo assim seu sustento. Morria assim no ostracismo aquele que foi considerado o "Disney" brasileiro, cujos esforços e frutos do trabalho o tempo acabou por consagrar, levando os animadores brasileiros a reconhecerem seu pioneirismo, talento e criatividade.




Técnicas Trabalhadas:

Área de Atuação:

Filmografia Resumida:
Sinfonia Amazônica (Brasil, 1953)
Kitan do Amazonas (Brasil, 1968)


Fonte : UFMG

Fonte Cda