Ver todas as obras de Adrien Henri Vital Van Emelen

Artista Adrien Henri Vital Van Emelen
Biografia (Lovaina (Bélgica), 10 de outubro de 1868 - São Paulo, 27 de julho de 1943) era filho de Léon Van Emelen (Bekkevoort, 1829 - Lovaina, 1900). Escultor de estátuas de santos como as encontradas na Igreja Sint-Jan-de-Doperkerk em Tongeren, Bélgica ou de personalidades públicas como as três estátuas colocadas nos nichos da Prefeitura de Lovaina.
Adrien (Adriaen / Adriano) estudou com Constantin Meunier em Lovaina. Em 1892 Meunier escreveu por seu amigo o esculptor Auguste Rodin (1840 - 1914) para dizer que ele estava enviando este jovem escultor estudante de Lovaina.
Projetou principalmente figuras de terracota e medalhões de retratos. Seu irmão Jacques (Dom Amaro) já vivia no Mosteiro de São Bento em São Paulo. Em 1915, ele acompanhou provavelmente seu segundo irmão Leo que era padre, para visitar a capital paulista.

Com mais de cinquenta anos, em 1920, deixou sua terra natal e veio fixar-se em São Paulo. Essa mudança deveu-se aos insistentes convites de dois homens que posavam de grande prestígio na época. O primeiro foi dom Miguel Kruse, abade do Mosteiro de São Bento e o segundo, o historiador Afonso dEscragnolle Taunay, nesse tempo diretor do Museu Paulista, atualmente incorporado à Universidade de São Paulo e popularmente conhecido como Museu do Ipiranga. Ambos, empenhados em dotar as instituições que dirigiam de obras de arte para valorizá-las, estavam à procura de artistas de reconhecida competência.
Adrien faleceu no dia 27 de julho de 1943 em São Paulo e deixou sua mulher Maria Valentina Stockmans (Hoegaarden 12 de Maio de 1869 - 16 de Abril de 1957) com seus filhos: Marie Henriete Celane, casada com Raul Sartorio; Marie Gislaine Alphonse Catherine casada com Bogaert; Jean François Elie, casado com Olydia Lobato; Maria Nelly Suzanna Leonia, casada com José Maurício Putzeys; Georges Corneille Léon Joseph; Pierre van Emelen, casado com Maria Otilia Giudice e Marie Louse Margherite Helène casada com Nicolau Giudice
Fonte Participou do Leilão Dutra - Janeiro de 2017