- Belo Horizonte/MG - Criada pelos artistas plásticos Gustavo Maia e Manuel Carvalho, a série Spam questiona a overdose de informações visuais imposta ao homem contemporâneo. Diariamente, o cidadão se defronta com outdoors, cartazes, banners e flyers, mesmo que não se dê conta desse bombardeio de imagens.
Até dia 28, a dupla de pintores expõe trabalhos no Espaço Cultural V & M do Brasil, no Barreiro. Gustavo e Manuel procuram incentivar o espectador a abandonar a passividade diante do turbilhão de imagens que assola o mundo. De acordo com eles, é urgente adotar postura crítica e ativa diante do que a mídia veicula.
Além de Spam, eles apresentam a série Kit e trabalhos anteriores. A parceria de Gustavo e Manuel vem desde 2009, quando um passou a interferir nas telas do outro. Ano passado, a dupla participou das exposições Atropelamentos, no Centro Cultural da UFMG, e Volume 1, na Galeria Carminha Macedo, em Belo Horizonte.
"Meu pensamento complementa o do Manuel e vice-versa. Nosso discurso surge da interação. Nenhum de nós seria capaz de realizar esses trabalhos de forma individual", explica Gustavo.
GUSTAVO MAIA & MANUEL CARVALHO
Pintura. Espaço Cultural V & M do Brasil, Avenida Olinto Meireles, 65, Barreiro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca. Visitas têm de ser agendadas pelos telefones (31) 3328-2840 e
(31) 9967-2840. Até dia 28.
Fonte: O Estado de Minas