Ver todas as obras de Manuel Joaquim de Melo Corte Real

Artista Manuel Joaquim de Melo Corte Real
Biografia Manuel Joaquim de
Melo Corte Real
( ? - 1848)


Nascido possivelmente no Rio de Janeiro, onde faleceu.

Matriculando-se na primeira turma da Academia Imperial de Belas-Artes, em 1829, foi discípulo de Debret, e como o mestre especializou-se na pintura histórica.

Seu primeiro prêmio foi uma medalha de ouro, obtida na Exposição Geral de 1841 por seu desenho Andronis. Mostrou, na de 1843, sua obra mais afamada, Nóbrega e Seus Companheiros, reaparecendo, na de 1846, com uma Nossa Senhora da Conceição.

Corte Real foi também professor, nomeado em 1837 substituto da cadeira de Desenho da Academia Imperial, tendo assumido a cátedra após a morte de Simplício Rodrigues de Sá, em 1839.

Falecendo ainda jovem, não deu senão provas discretas de sua capacidade como artista. São de sua autoria os desenhos para as torres da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

Fonte: CD-Rom «500 Anos de Pintura Brasileira»
.


....
Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"
....


Em 1837 foi nomeado, mediante concurso, substituto de desenho figurado da Academia, passando a professor em 1839, em substituição de Simplício de Sá.

Falecido a 5 de setembro de 1848.

A Galeria Nacional possui o seu Trabalho Nóbrega e seus Companheiros.


Fonte : Pitoresco

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.