Logotipo
Atualizado : 10/12/2016 às 13:54:03
Usuários On-Line :  0178
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Atanasio Soldati
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Soldati, Atanasio
Parma, Italia, 1896
Parma, Itália, 1953


Distingue-se como um dos precursores da abstração geométrica na Itália, particularizando-se mais pela cor do que pela forma e mantendo certa dimensão poética, evocativa de memórias infantis.
Formado em arquitetura na sua cidade natal, transfere-se para Milão, em 1925, como professor de decoração e geometria descritiva da Escuela del Libro de la Sociedad Humanitaria, onde conhece o pintor Magnelli.
Sem ter freqüentado nenhum curso regular de pintura, suas primeiras obras são homenagens à Cézanne. Posteriormente, evidencia um interesse pela arte metafísica, segundo a apresentada por De Chirico e Carrá, demonstrando, de acordo com o curador da mostra antológica realizada por ocasião do centenário de sua morte, Luciano Caramel, "uma feliz leveza que atravessa toda sua obra".
Interessa-se, a seguir, pelos princípios teóricos da arte abstrata, participando, em 1935, da primeira mostra do abstracionismo italiano, em Turim. Suas obras dessa fase, entretanto, nunca são rigorosamente abstratas, conservando uma dimensão poética evocativa de memórias infantis. Participa ativamente, em 1948, na criação do Grupo MAC (Movimento da Arte Concreta), juntamente com Gillo Dorfles, Monnet e B. Munari, buscando a divulgação de uma arte rigorosamente abstrata.

Gabriela Suzana Wilder

Fonte : Mac/SP
 
24/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes