Ver todas as obras de Kenny Scharf

Artista Kenny Scharf
Biografia Scharf, Kenny
Los Angeles, Califórnia, E. U. A., 1958
-


A história do grafite começou com as gangs de Nova Iorque, pichando nomes ou símbolos para demarcarem os seus espaços. Com o tempo, surgiram grafiteiros com projetos artísticos, interferindo na paisagem urbana, entre eles Kenny Scharf e Keith Haring.
Kenny Scharf começou a pintar sobre utensílos quebrados encontrados na rua, para tornar o cotidiano mais alegre, "tentando mudar a vida com arte, como os gregos, mas de maneira adaptada à vida moderna". O artista apropriava-se de televisões, telefones e outros objetos, repintando-os e reunindo-os em espécies de colagens.
Após algum tempo, Kenny Scharf abandonou os objetos e passou a pintar sobre telas, em grandes formatos.
Utilizando latas de spray, criou enormes painéis com monstros, figuras de extraterrestres e personagens dos Jetsons e dos Flinstones.
Em 1983, Kenny Scharf e Keith Haring foram convidados para vir ao Brasil participar da 17ª Bienal Internacional de São Paulo. Munidos de latas de spray, pincéis e tintas, os dois expoentes do graffiti americano produziram suas obras nos painéis de madeira utilizados na montagem da mostra.
O painel produzido por Kenny Scharf, nesta ocasião, foi doado ao MAC pela Fundação Bienal de São Paulo. Além desse, o museu possui em seu acervo outro painel pintado e doado pelo artista.

Renata SantAnna


Fonte : Mac/SP

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.