Logotipo
Atualizado : 02/12/2016 às 17:01:05
Usuários On-Line :  0173
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Kenny Scharf
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Scharf, Kenny
Los Angeles, Califórnia, E. U. A., 1958
-


A história do grafite começou com as gangs de Nova Iorque, pichando nomes ou símbolos para demarcarem os seus espaços. Com o tempo, surgiram grafiteiros com projetos artísticos, interferindo na paisagem urbana, entre eles Kenny Scharf e Keith Haring.
Kenny Scharf começou a pintar sobre utensílos quebrados encontrados na rua, para tornar o cotidiano mais alegre, "tentando mudar a vida com arte, como os gregos, mas de maneira adaptada à vida moderna". O artista apropriava-se de televisões, telefones e outros objetos, repintando-os e reunindo-os em espécies de colagens.
Após algum tempo, Kenny Scharf abandonou os objetos e passou a pintar sobre telas, em grandes formatos.
Utilizando latas de spray, criou enormes painéis com monstros, figuras de extraterrestres e personagens dos Jetsons e dos Flinstones.
Em 1983, Kenny Scharf e Keith Haring foram convidados para vir ao Brasil participar da 17ª Bienal Internacional de São Paulo. Munidos de latas de spray, pincéis e tintas, os dois expoentes do graffiti americano produziram suas obras nos painéis de madeira utilizados na montagem da mostra.
O painel produzido por Kenny Scharf, nesta ocasião, foi doado ao MAC pela Fundação Bienal de São Paulo. Além desse, o museu possui em seu acervo outro painel pintado e doado pelo artista.

Renata SantAnna


Fonte : Mac/SP
 
24/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes