Ver todas as obras de Germaine Richier

Artista Germaine Richier
Biografia Richier, Germaine
Arles, Bouches-du-Rhone, França, 1904
Montpellier, França, 1959

Estudou escultura na Escola de Belas-Artes de Montpellier (1920 a 1926), sob a orientação de Guignes, diretor da escola e antigo assistente de Rodin. Após a formatura, mudou-se para Paris e trabalhou com Bourdelle, também seguidor de Rodin (1927-1929). Assim, em suas obras iniciais percebe-se a influência da tradição escultórica humanista.
Permaneceu em Paris até 1939, trabalhando em seu ateliê com experimentações de caráter clássico.Produziu predominantemente torsos, nus e bustos, hesitando em abraçar uma linguagem efetivamente moderna. Desenvolveu gravuras ilustrando poemas.
Estava na Suiça quando teve início a II Guerra Mundial. Permaneceu nesse país, aceitou aprendizes em seu ateliê e começou a lecionar. Afastada de sua França-natal, sua obra ganha novo impulso. Inspirada na fauna da Provença, região onde nasceu, cria esculturas de morcego, sapo, aranha, cigarra e louva-a-deus. Da evolução desse processo surgiram as figuras híbridas e as metamorfoses, de características surrealistas e expressionistas, que caracterizam a maturidade de sua produção.
Retornou a Paris em 1945. Expôs em vários países da Europa, do Chile e dos Estados Unidos, sendo várias vezes premiada. Participou das XXIV, XXVI, XXVII e XXIX Bienais de Veneza, I e II Bienais de São Paulo e II e III Bienais de Escultura de Anvers.

Maria Ângela Serri Francoio
Fernanda Lachat

FONTE ; MAC/SP

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.