Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0282
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Chico Liberato
Algumas Obras do artista...

                       
 
   
 
 
 
veja mais...
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
"Com uma longa e produtiva carreira, Chico Liberato é um artista participativo e coerente, sempre engajado no processo de desenvolvimento da nossa arte.

Nas décadas de 60 e 70, atua ligado às vanguardas em exposições no MAM-Rio e nas coletivas Opinião 65 e Opinião 66, identificando-se com os movimentos Pop Art e Tropicalismo, que marcam, nas artes plásticas, a ruptura com as tendências vigentes na época. Toda essa sua experiência é então, canalizada para direção do MAM - Bahia, que dirige de 79 até 91.

Solidificando sua posição como artista sempre à frente do seu tempo, utiliza-se de diferentes linguagens para criar uma arte forte e sensível. Atua inclusive no cinema, sendo o pioneiro do desenho animado na Bahia, tendo participado da I jornada Internacional de Cinema, apresentando seus filmes de animação e integrando a equipe de realização do evento.

Ao realizar o importante filme longa metragem "Boi Aruá", retoma em seu trabalho a temática da arte popular regional, viajando pelas principais fontes culturais das comunidades das caatinga do sertão baiano e penetrando nos significados universais da linguagem popular, cujas referencias identificam e caracterizam seu trabalho como artista.

Assim, sua obra traça seu próprio caminho, evidenciando signos e símbolos de caráter transcedente, mas cuja sgnificancia nos remete aos conteúdos de sedimentos das expresoes populares do continente, especialmente das etnias que definem o nosso povo, numa forma singularmente interessante de encontro entre o particular e o universal."
Heitor Reis - Diretor MAM - Bahia

"Ninguém deve perder a exposição de Chico Liberato, ela se afirma numa fulguração de cores que valorizam temas de indiscutível importância".
Jorge Amado

Fonte : Expoart
 
21/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes