Ver todas as obras de Sophie Taeuber Arp

Artista Sophie Taeuber Arp
Biografia Arp, Sophie Taeuber
Davos, Suíça, 1889
Zurique, Suíça, 1943


Destacou-se como uma das principais figuras da Arte Abstrata e Concreta, tendo importantes participações nos Movimentos Dada, na Suíça, no Neoplasticismo, Arte Concreta e Construtivismo em Paris. Formada em artes, pela Escola de Arte Aplicada de Hamburgo, foi, durante pouco mais de uma década, professora na Escola de Artes e Ofícios de Zurique.
Em 1915, toma parte do Movimento Dada em Zurique , junto a outros artistas, entre os quais Jean Arp, com quem se casou em 1921. A partir de 1928, passou a morar na França e, em 1930, participa da exposição internacional de Arte Abstrata e Tendências Construtivas do Movimento Círculo-Quadrado e assina a adesão à Arte Concreta. Ainda dentro da proposta desse grupo, George Vantongerloo e Sophie Taeuber fundam o Grupo Abstração-Criação. No período da II Guerra Mundial, refugia-se em Grasse, sul da França, onde produz intensamente, com a colaboração de Alberto Magnelli, Jean Arp e Sônia Delaunay.
O trabalho de Taeuber orientou-se na busca da simplificação e da máxima liberdade, traduzindo uma grande riqueza de invenção; seu valor de pesquisa e inovação para a Arte Abstrata Geométrica tem sido cada vez mais reconhecido. Dissidente quanto ao rigor das relações ortogonais e das linhas e quanto ao uso das cores primárias, seus trabalhos são mais dinâmicos pelo uso de diagonais e de cores variadas. Sophie morre vítima de um acidente doméstico, em 1943, durante uma viagem à Suíça.

Daisy Peccinini/Mac


Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.