Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0296
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : DORA MACHADO
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 

DORA MACHADO - Nasceu em Corumbaíba - GO 30-01-1937. Estudou desde criança no Colégio Interno Sagrado Coração de Jesus, em Araguari - MG, onde manifestou o dom artístico sendo incentivada pelas freiras. No decorrer do tempo, em razão de diversas outras atividades que dispensaram prioridade, a arte e o talento foram represados, vindo aflorar de tempos pra cá, com força renovada.

Sobre Dora escreve:

Alexandre Umbelino: "A exteriorização dos sentimentos se dá por várias maneiras. Dora Machado, desde a mais tenra idade, quando ainda aluna do Colégio de freiras em Araguari, conseguia externar seus sentimentos por meio dos desenhos. Desenhos estes, que não eram senão, a expressão de seu mundo interior, retratando fundamentalmente, seu amor à natureza. Era como seus olhos enxergavam o mundo. A vida continuou e este universo se resguardou, se preservou em toda a sua magnitude de sentimentos. Sentimentos estes, que afloram há poucos anos, retratados em expressivas telas em acrílico. Ali ela mostra por inteiro, íntegra, profundamente vinculada aos valores primordiais da vida. Está sendo a maneira de se fazer presente, expondo seus sentimentos pelas cores. De estilo não pré determinado, evoluindo a cada passo, em decorrência da procura maior de mostrar seu agradecimento e amor pela vida."

Gomes de Souza (Artista Plástico): "Dora pertence ao grupo de artistas que cultua o saber pintar, não importando o motivo da figura se flor, pássaro, ou humano. O que fica claro em seus trabalhos é que quem executou aquelas faturas sabe o que faz ou, como se diz em nosso meio, tem embocadura. Esses artistas não pretendem fazer evoluções estéticas, mas acabam revolucionando ao se recolherem em seus mundos e, ao piano, executarem peças de Chopin, mesmo com tanto barulho lá fora."

Leda Selma (Escritora/poeta e membro da Academia Goiana de Letras): "Parabéns, Dora, pela beleza de sua pintura! Vejo-a como versos feitos a pincel. Sinto-a como metáforas que se lambuzam de cores e musicalidade e dançam sob a regência da vida. Como se versos de pétalas, de sementes, de penas e de matizes. Versos que não apenas se limitam ao vôo longe do poema, pois transcendem o próprio limite de poesia."

Exposições realizadas
Individuais

1995 - Justiça Federal

1999 - Tribunal de Justiça

2000 - T.R.T.

2001 - Justiça Federal CREA

2003 - Tribunal de Justiça

Coletivas

2000 - Senart (AABB - Goiânia)

2001 - Cesta Cultural (CREA-GO)


Fonte : Galeria Bauhaus
 
18/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes