Biografia |
Fonte: www.itaucultural.org.br/Galeria Bauhaus
NASCIMENTO
1963 - Guimarães MG - 18 de outubro
LOCAIS DE VIDA
1982 - Goiânia GO
1988/1991 - Boston (Estados Unidos)
FORMAÇÃO
1979 - Anápolis GO - Inicia-se em Artes Plásticas
1989 - Boston (Estados Unidos) - Freqüenta a The Boston Museum School of Fine Arts
VIAGENS
1988/1991 - Boston (Estados Unidos) - A estudos
ATIVIDADES EM ARTES VISUAIS
1988 - Boston (Estados Unidos) - Ilustra livros e revistas para a editora Gay Sunshine Press
ESCOLAS/MOVIMENTOS
Figurativo: Realismo Mágico
GÊNEROS/TENDÊNCIAS
Composição com figuras e elementos ornamentais
TEXTOS CRÍTICOS
"(...)É que pelos anos dos 40-50, ao freqüentar os cabarés e dancings de São Paulo e Rio de Janeiro, o que me agredia violentamente era a estridência dos metais, especialmente o pistão ou trompete, com seus sons agudos e de alta intensidade. Aquilo penetrava pelos nervos, varava o pano da roupa e o couro dos sapatos, abria uma ferida ardente na sensibilidade das pessoas. Essa estridência tornava o ambiente mais abafadiço, mais carregado do fumo dos cigarros, cheiro indigesto das bebidas, dava um tom cansado à maquilagem semiderretida das prostitutas ou dançarinas profissionais, fazia mais trágico o desespero machista dos homens em busca de sua eterna auto-afirmação perante a vida, perante as mulheres, perante os azares do dia-a-dia, perante a concorrência mesma dos outros homens. Agora, aqueles vermelhos de Célio Braga gritavam como as trompetes da madrugada, e o clima geral das figuras humanas e das coisas assumia o ar pesado de drama e de disfarces, de espectros e símiles humanos movimentando-se em danças, em trejeitos ou se postando em posição estática de decepção e de fúria em face de tudo que hoje é a dissimulação da vida. (...)"
Bernardo Élis
CÉLIO Braga: pinturas. Apresentação de Álvaro Catelan; Bernardo Élis e Brasigóis Felício. Goiânia: Jaó Galeria de Arte, 1984.
"A história do Homem é a história/estória de seus símbolos, sinais, marcas. (...). A arte do jovem Célio Braga é toda comprometida com nossa humana condição e aborda temas como ´Marionetes´, ´Suicídio´, ´Depois da Greve´ (o fracasso, o choro, o ato de sentar-se sobre a bandeira nacional), a derrota, a indigência, a obsessão, a prostituição (...). A infância, a adolescência e a velhice também estão presentes nas criações de Célio Braga. Em todas as telas, as cores são fortes e quentes dividindo-se entre a vermelha, preta e azul forte para reforçar os temas e derramar muito mais dramaticidade na retratação dos marginalizados da vida descalça. Os rostos são multifacetados e impessoais, são rosto de toda a humanidade, encurralada, sem saída, com impossibilidade de retorno, pois as portas estão destruídas, cortadas todas as saídas, fechadas todas as portas. (...) A pintura de Célio Braga é uma aguda reflexão da vida das camadas mais marginalizadas da sociedade, gerando seres explorados, degenerados e encurralados, numa época em que é preciso, com urgência, devolver ao Homem o Humanismo, e o Homem à Humanidade. "
Álvaro Catelan
CÉLIO Braga: pinturas. Apresentação de Álvaro Catelan; Bernardo Élis e Brasigóis Felício. Goiânia: Jaó Galeria de Arte, 1984.
Exposições realizadas
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1984 - Goiânia GO - Individual Confaloni, no Clube Jaó
1987 - Brasília DF - Individual, na ECT Galeria de Arte
1988 - Boston (Estados Unidos) - Individual, na A. F. A. Skilight Gallery
1991 - Goiânia GO - Individual, na Época Galerias de Arte
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
1982 - Anápolis GO - 4º Salão Anapolino de Artes
1983 - Goiânia GO - 1ª Semana Itaú de Cultura - Melhor Desenhista
1983 - Goiânia GO - Salão de Artes Plásticas e Fotografia UFG
1983 - Goiânia GO - Salão de Artes Plásticas - 50 Anos de Goiânia
1983 - Inhumas GO - 15º GREMI - Primeiro Lugar em Pintura
1984 - Goiânia GO - 1º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - Inhumas GO - 16º GREMI -
|