Ver todas as obras de Ângelo Ktenas

Artista Ângelo Ktenas
Biografia

(Angelos André Ktenas): Nasceu em Karyá, no ponto mais alto de uma das ilhas mais bonitas da Grécia, em 1937. Vindo para o Brasil em 1954, mudou-se para Goiânia em 1957. Diplomado em Escultura pelo Instituto de Artes da UFG, onde leciona as disciplinas de Modelagem e Escultura, desde 1968. As peças esculpidas por Angelos Ktenas, esculturas, monumentos, medalhões, troféus, bustos em praça pública etc., são mais de 450.
O professor e crítico de arte Adelmo Café, apresentando uma exposição do escultor, afirmou: "Ao exploraar as possibilidades oferecidas pela arte moderna no domínio das formas puras, Angelos Ktenas enriquece sua experiência artística ao associa-las às formas figurativas, bem como consolida o domínio dos seus recursos técnicos."
Antônio Poteiro, escultor de renome internacional, afirmou: "Conheço o Angelos Ktenas há muitos anos, fizemos diversas exposições juntos e conhecia-o como um escultor clássico. Confesso que fiquei surpreso com seu novo trabalho, é simplesmente fantástico."
Para Cléa Costa, pintora e professora: "Merece nosso respeito o conhecimento e o domínio da técnica."
Miguel Jorge, escritor e crítico de arte, escreveu sobre o trabalho do artista: "Confirmando a natureza do material usado, o bronze, Angelos Ktenas nos apresenta, agora, uma nova fase de sua carreira, que é também uma nova direção em seus trabalhos escultóricos, com uma difícil técnica, que torna sua arte revestida de leveza, criatividade e beleza."
A professora Miriam Costa Manso, artista plástica e diretora do Instituto de Artes da UFG, apresentou a mais recente individual do escultor: "Encantam-me essas obras. Gosto de observá-las. São caminhos que se abrem, sugerindo possibilidades ilimitadas. Se ele brinca com arte, não sei. O resultado, porém, é o trabalho sério de um artista que comprova seu talento"
Desde 1962, quase 100 exposições, entre coletivas, individuais, em vários países, prêmios e homenagens:
Exposições realizadas
1962/63: XI e XII Festival Universitário de Arte de Belo Horizonte.

1962/63: Menção honrosa no I Salão de Artes Plásticas da UFG.

1964: Salão do Artista Goiano (prêmio aquisição).

1965/66: II e III Salão de Arte Moderna de Brasília.

1965/66: Individual de esculturas na Associação Goiana de Teatro.

1966: Coletiva de Artistas Goianos no MASP, São Paulo.

1971: I Salão da Eletrobrás no Rio de Janeiro.

1973: I Salão Global da Primavera em Goiânia e Brasília.

1974: I Salão Nacional de Artes Plásticas da Caixego, em Goiânia.

1976: Salão Empresarial, prêmio aquisição.

1978: Mostra de Esculturas no Calçadão, organizada pela Casa Grande Galeria de Arte de Goiânia.

1998: Individual de esculturas e gravuras na Santa Fé Galeria de Arte Goiânia.

1998: "60 Anos de O Popular", coletiva na Fundação Jaime Câmara, Goiânia.




Fonte : Galeria Bauhaus

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.