Logotipo
Atualizado : 02/12/2016 às 17:01:05
Usuários On-Line :  0104
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : João Muller
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
.
João Müller - Inconsciente Digital






Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Brasil, João Müller é um artista plástico contemporâneo com um talento raro, tanto na sua exuberância pictórica, como no arrojo de sua busca pelas formas inusitadas e sobretudo ousadas.
Este requinte de cores e formas, talvez produto de sua brasilidade, reflete seu mundo que oscila entre o exótico das terras tropicais e a modernidade do seu olhar que passou pela engenharia, arquitetura e informática.





"Em minhas pesquisas para as pinturas, sou freqüentemente surpreendido quando me defronto com desenhos, sejam eles rupestres, indígenas ou de origem africana, elaborados há centenas de anos ou mesmo milênios e que usualmente estão em meus trabalhos. Isso me faz aprofundar a crença de que a partir do inconsciente coletivo, o ato de criar reflete o acúmulo de milênios de percepções. Minha proposta é dar um sentido contemporâneo a estas percepções, miscigenando formas e cores que reflitam nossa identidade cultural, sem explicitar símbolos populares, mas ao refletir sobre eles, trazer para as telas esta conjunção sensorial heterogêneas e, na maioria das vezes, caótica."




"Aliada desta visão é minha formação em engenharia, arquitetura, sistemas e filosofia, da qual procuro retirar não somente uma série de linhas, retas, formas geométricas, mas moldar aqueles símbolos ancestrais."

João Müller


"João trabalha em várias telas simultaneamente, de forma febril e sistemática. Quem o observa, percebe que seus gestos impulsivos e corajosos emergem de uma zona de pura criação, fazendo uma pintura muitas vezes com traços inéditos. Esses traços, que desvendam rápido, se introjetam também para o conhecimento de seu processo.
Eu observo João, ele me entusiasma no seu embate de pintor."

Maria do Carmo Secco
Professora da EAV Parque Lage

Exposições Coletivas

1999 - Centro Cultural Veiga de Almeida (RJ);
1999 - Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ);
2000 - Centro Cultural Marapendi (RJ);
2000 - Universidarte VIII (RJ);
2001 - Galeria Toulose (RJ);
2002 - 4ª Mostra Artefacto Brastemp (RJ);
2002 - Galeria TNT (RJ)

Exposições Individuais

1999 - Galeria de Arte Uni-Rio, Urca (RJ).
2003 - Centro Cultural Cândido Mendes, Ipanema (RJ)


João Luiz Chagas Müller, natural de Juiz de Fora (MG), é engenheiro, arquiteto com formação em sistemas e filosofia. Entre 1996 e 2001, o artista freqüentou o curso de pintura e desenho na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.


Fonte : Revista Museu
 
12/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes