Ascanio M M M - Ascânio MMM

Ver todas as obras de Ascanio M M M - Ascânio MMM

Artista Ascanio M M M - Ascânio MMM
Biografia ASCÂNIO MMM
(1941, Fão, Portugal)


Transferiu-se para o Brasil em 1959, fixando residência no Rio de Janeiro, onde, em 1963, iniciou seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes. Dois anos depois, matriculou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da antiga Universidade do Brasil. Inaugurou sua primeira individual na Galeria Celina, em 1969. Entre suas exposições mais recentes, merecem destaque: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1994), Museu de Arte de São Paulo (1996), Galeria do Poste, Niterói (2001), Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Rio de Janeiro, e Dan Galeria, São Paulo (2005). Detentor de diversos prêmios, Ascânio tem expressiva participação em salões e bienais, tais como o Salão Nacional de Arte Moderna (1966, isenção de júri em 1968, prêmio de aquisição em 1970), posterior Salão Nacional de Artes Plásticas (prêmio de viagem ao exterior em 1978), a Bienal de São Paulo (1967 e 1979) e a Bienal de Paris (1969) etc. Para Roberto Pontual, trata-se de um artista que "trabalha com movimentos contínuos, exteriorizados, envolventes". Cultor do relevo em madeira, na linha de Sergio Camargo e Joaquim Tenreiro, suas esculturas ocupam lugares públicos de diversas capitais no Brasil e em Portugal. Em 1976 abandonou a arquitetura para se dedicar exclusivamente às artes plásticas. Também desenvolveu intenso trabalho como galerista, muitas vezes em parceria com Ronaldo do Rego Macedo, com o qual idealizou exposições importantes de artistas brasileiros, a exemplo de Joaquim Tenreiro: Madeira/arte e design, para o Centro Empresarial Rio, em 1985.

Referências: Um século de escultura no Brasil (MASP, 1982), textos de P. M. Bardi e Jacob Klintowitz; Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand (JB, 1987), de Roberto Pontual; Cronologia das artes plásticas no Rio de Janeiro: 1816-1994 (Topbooks, 1995) e Monumentos urbanos: obras de arte na cidade do Rio de Janeiro (Prêmio, 1999), de Frederico Morais; Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX (2. ed. revista e ampliada Itaú Cultural/Cosac & Naify, 1999), de Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale e outros; Ascânio MMM (Andrea Jakobsson, 2005).


Fonte : Bolsa de Arte do Rio de Janeiro


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ascânio MMM (1941)



Biografia

Ascânio Maria Martins Monteiro (Braga, Portugal 1941). Escultor, pintor. Reside no Rio de Janeiro desde 1959. Freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes - Enba, de 1963 a 1965. Nessa época, desenvolve os primeiros trabalhos de escultura, utilizando sólidos geométricos de madeira. Na metade dos anos 1960, mantém ateliê com Antonio Manuel (1947). Conclui o curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/UFRJ, em 1969. A partir dessa data, emprega ripas de madeira, organizadas em progressões verticais e horizontais, e cria as caixas lúdicas, espécie de bases de madeira, sobre as quais o espectador pode deslocar molduras vazadas, em formato quadrado, intercaladas, e de tamanhos decrescentes. Utiliza acrílico e perfis de alumínio anodizado (tubos retangulares) para criar as caixas e os múltiplos, desde os anos 1970. No fim da década seguinte, realiza as primeiras Piramidais, esculturas que apresentam deslocamentos graduais das ripas de madeira ou dos tubos de alumínio, gerando vazios internos. Em 2005, é lançado o livro Ascânio MMM, pela editora Andrea Jakobsson, com textos de Paulo Sergio Duarte, Marcio Doctors, Lauro Cavalcanti e Fernando Cocchiarale.


Atualizado em 03/01/2007
fonte : Itaú Cultural

Fonte Itaú Cultural/Bolsa de Arte do Rio de Janeiro

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.