Logotipo
Atualizado : 08/12/2016 às 17:43:46
Usuários On-Line :  0203
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Roberto Roweley Mendes
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Roberto Roweley Mendes (1863 - ? )


--------------------------------------------------------------------------------

Texto do livro "Um Século de Pintura"
de Laudelino Freire

Data de 1900, parece-nos, a época em que [Roberto Rowley Mendes] começou a se nos apresentar como artista. Cabe-lhe, portanto, na classificação que temos adotado no estudo de nossos pintores, um dos primeiros lugares, já pela idade, já por seu merecimento, no grupo dos pintores contemporâneos [1916].

A propósito da exposição de seus trabalhos, que realizou no Clube Internacional de São Domingos, em Niteroi, em 1907, teve ensejo, Gonzaga Dutra, de lhe traçar, com muito carinho, e por completo, o seu perfil de artista.

"Há sete anos, referindo-me à primeira exposição de Roberto Mendes, nesta capital, escrevi no O País:

"«O aspecto que tanto preocupa os paisagistas, e de onde se originou o Impressionismo, não o toca, senão mediocremente. É a expressão, o que ele quer, à maneira do Panteísmo.

"«É a alma da natureza, a alma das coisas, que sorri, na claridade das manhãs primaverais, que respira largo e forte pelo rigor de suas bastas, rumorosas selvas, e pela amplidão de suas planícies em horas quentes de sol, que se melancoliza e se queixa pelas tintas dos crepúsculos ao trêmulo baixar vagaroso das noites.

"«É a natureza, fecunda e viva, em todas as suas manifestações de forças e desalentos, mas sempre comunicativa e emocionante, que a sua ambição de artista deseja com o mais ardido, o mais acariciado, o mais constante amor.»"

Fonte : Pitoresco
 
25/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes