Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0314
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Miguel Navarro y Canysares
Algumas Obras do artista...

     
 
   
 
 
 
veja mais...
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Miguel Navarro y Canysares
( ? - 1913)
....



Bahia de São Salvador

Nascido em Valencia (Espanha) e falecido no Rio de Janeiro.

Fez seu aprendizado artístico na terra natal, aperfeiçoando-se em Roma, com bolsa de estudos obtida em concurso em que sua composição O Enterro de Santa Catarina alcançou o primeiro prêmio.

Vindo para o Brasil, aportou em começos de 1876 a Salvador, tornando-se pouco depois professor de desenho do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia.

Desentendendo-se, em dezembro de 1877, com a diretoria do estabelecimento, dele se afastou para só alguns dias mais tarde fundar a Academia de Belas-Artes de Salvador.

Academia de Belas-Artes

Em Artistas bahianos, Manuel Querino refere-se em termos elogiosos à sua atuação, bem como aos motivos que o levaram a finalmente trocar a Bahia pelo Rio de Janeiro:

«Data dessa época o renascimento do verdadeiro ensino do desenho, em todas as suas aplicações, cabendo ao professor Cañizares, principalmente, a glória desse cometimento.

«Fundada a Academia, os alunos mais dedicados se encarregaram do fornecimento da mobília escolar, composta de caixões de pinho, lanternas de folhas de Flandres e mais pertences, todos modestíssimos.

«Tudo prosseguia bem, trabalhava-se muito, o número de matriculados excedeu de 400 e faziam-se anualmente 600 a 800 desenhos. As condições financeiras, porém, do professor Cañizares perigavam. Não se encomendavam retratos todo o dia, nem a Bahia proporcionava meios de subsistência a um artista de sua ordem.»

Baía da Guanabara

Em 1881, Cañizares chegou ao Rio de Janeiro, de onde não mais se ausentaria, ali se entregando a intensa atividade, principalmente como retratista.

O Retrato da Princesa Isabel, executado em 1888 e hoje no Museu Imperial de Petrópolis, exemplifica a sua arte, convencional ao extremo, caracterizada por um bom desenho, mas chã e sem vibração.

Existe, porém, um outro Cañizares, encontrável nos raros momentos em que se entregava livremente à pintura, sem a preocupação de satisfazer ao gosto de terceiros. Nesses momentos, o pintor se distingue pela inventiva, pelo desenho, de um barroquismo incomum, e pela composição teatral, quase maneirista (O Remorso, 1887, Pinacoteca do Estado de São Paulo).

Fonte: CD-Rom «500 Anos de Pintura Brasileira»




Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"
....


Natural de Valência, Espanha. Aí, obteve o prêmio de viagem a Roma, entre dezenove concorrentes, com o seu quadro Enterro de Santa Catarina, que se acha no Museu Real de Madri.

Quando, em 1876, chegou à cidade da Bahia, já era artista feito e de nomeada. Cogitava-se aí de dar maior desenvolvimento ao ensino, no Liceu de Artes e Ofícios, tendo se oferecido o pintor espanhol para lecionar o curso superior de desenho.

O Diário da Bahia de 14 de maio de 1876 refere-se ao fato nos seguintes termos:

"Acaba de oferecer-se para lecionar pintura no Liceu de Artes e Ofícios, dispensando qualquer remuneração, o célebre professor de pintura, Sr. Miguel Navarro y Canysares que, em viagem para o Rio de Janeiro, se demorará algum tempo entre nós. Filho de uma família muito distinta da Espanha, membro de numerosas sociedades conhecidas, percorreu o distinto professor a Europa, demorando-se em Roma oito anos, e América, por onde conquistou renome, como bem provam os jornais das capitais que visitou, e as distinções honoríficas que lhe foram conferidas."

Em 1877, Canysares, com alguns discípulos, entre os quais João Francisco Lopes e Manuel S. Lopes Rodrigues, tratou de criar uma escola de belas-artes. Para esse fim, elaborou os respectivos estatutos e os apresentou ao Governo que, os aceitando, deu a seguinte resposta aos iniciadores da idéia:

"Aos Srs. Miguel Navarro y Canysares e outros, ex-professores e ex-alunos de desenho do Liceu de Artes e Ofícios, foi dir
 
25/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes