Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0255
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Alexandre Cicarelli
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Alexandre Cicarelli
1811-1879

Um napolitano no Rio

Nascido e falecido em Nápoles (Itália). Fez sua formação artística no Instituto Reale delle Belle Arti, em sua cidade natal, plasmando a própria personalidade ao contacto com o gosto neoclássico que então ali predominava.

Vindo para o Brasil em 1840, tomou parte na Exposição Geral de Belas Artes de 1843, nela expondo Uma Revista no Campo de Marte, em Nápoles, e Luar.

Recebido a quatro-pedras

Gonzaga Duque, comentando seu quadro Casamento de S. M. D. Teresa Cristina, fulmina-o em poucas palavras, dizendo:

«O aspecto geral deste quadro é duro e desagradável. As tintas foram corridas a brocha, esbatidas, metodicamente, de canto a canto: depois disso feito, parece que o autor lançou sobre a tela uma camada de cera, calçou sapatos de lã e a poder de uma escova de chumbo e pêlo passou horas e horas inteiras a envernizar, a brunir, a lustrar a sua obra.»

Cicarelli foi professor de Desenho da Imperatriz, retirando-se em 1848 para o Chile - o que parece demonstrar não ter encontrado entre nós bom ambiente de trabalho.

No Chile, encontrou seu lugar

Sua ação no Chile foi notável do ponto de vista didático, de vez que, nomeado diretor da Escuela de Pintura de Santiago já no ano seguinte ao de sua chegada, permaneceu no cargo até 1869, formando numerosos artistas chilenos.

A pintura de Cicarelli caracteriza-se por um desenho correto mas desprovido de sensibilidade e por um colorido pálido, sem vida.

Os retratos - sua especialidade - saíam-lhe parecidos, mas frios, despojados de qualquer emoção. O Museu Nacional de Belas-Artes conserva algumas obras de sua mão, inclusive os retratos do Conde e da Condessa de Algezur.

Fonte: CD-Rom «500 Anos de Pintura Brasileira»
....



Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"



Veio para o Rio de Janeiro em 1840 e foi, várias vezes, premiado nas exposições públicas.


Fonte : Pitoresco
 
25/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes