Logotipo
Atualizado : 05/12/2016 às 17:56:20
Usuários On-Line :  0249
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Rafael Mendes Carvalho
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Rafael Mendes Carvalho
(Sec XIX)
....


Um caricaturista
na Corte

Nascido em Laguna (SC) e falecido provavelmente no Rio de Janeiro. Pouco se sabe dos anos iniciais de sua carreira, além de que em 1837 era auxiliar do major-engenheiro Jerônimo Francisco Coelho no levantamento da planta de Laguna, e que dois anos depois pintou uma aquarela representando a Entrada da Esquadra Nacional na Vila de Laguna, em 15 de Novembro de 1839.

Mudando-se para o Rio de Janeiro em fins de 1839 ou começos de 1840, notabilizou-se inicialmente como caricaturista, fazendo publicar a partir de 18 de janeiro de 1840 e até setembro desse ano uma série de 20 litografias jocosas, satirizando com muita verve costumes da Corte.

Decorador e desenhista
e estudante

Em 1841 está entre os ajudantes de Porto-alegre nas obras de reforma do Teatro São Pedro de Alcântara, ao lado de Barros Cabral, Malivert, Olivier e outros pintores-decoradores.

Nesse mesmo ano publica, às próprias custas, um álbum no qual se apresenta como Desenhista da Casa Imperial: Coleção dos desenhos das principais iluminações nos dias da Coroação do Sr. D. Pedro II.

Sempre em 1841, como pensionista de sua província natal, matricula-se na Escola de Arquitetos-Medidores, que funcionava desde 1836 em Niterói.

Em 1842 torna-se aluno da Academia Imperial de Belas-Artes, dizendo Gonzaga Duque que estreou na Exposição Geral desse mesmo ano "com três retratos, uma pequena tela histórica, Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, e um esboço para obra de grandes dimensões: Plantação da Cruz pelos Selvagens".

Mas este sou eu?

Na Exposição de 1843, além de uma Deposição de Cristo, exibiu um retrato do Desembargador Silva Pontes.

Não agradou muito e, sobre a obra, diria o próprio retratado, no seu Diário de um presidente:

«Para vergonha minha também se acha na exposição o mono que o Rafael diz ser meu retrato.»

Abrindo caminhos

Em fins de 1844 surgia, no Rio de Janeiro, a Lanterna Mágica, com texto provavelmente de Porto-alegre, acompanhado de uma estampa avulsa, certamente de mão de Rafael, o qual se tornou assim o primeiro caricaturista brasileiro a publicar charges na Imprensa.

Nos próximos números da publicação novas estampas litografadas vieram a lume, vazadas em excelente técnica e revelando quanto devia, o jovem brasileiro, a mestres como Daumier e Gavarni.

No entretempo, Rafael fazia tamanhos progressos, na Academia Imperial, que a 17 de setembro de 1845 a Assembléia Legislativa do Império votava uma resolução em virtude da qual o governo ficava autorizado a enviá-lo à Itália, a fim de ali se aperfeiçoar, percebendo a mesada de 80 mil réis.

Foi, essa, a primeira vez em que um aluno da Academia recebia, assim, um prêmio de viagem.

Um passeio na Argentina
e no Uruguai

Em 1850, já de volta da Europa havia algum tempo, Mendes de Carvalho esteve em Buenos Aires, logo passando ao Uruguai, permanecendo cerca de um ano em Concepción.

Com o início da chamada Guerra do Rosas, em dezembro de 1851, esse ditador lançou mão de caricaturistas para ridicularizar o Império e, de modo especial, o General Urquiza.

Em janeiro de 1851 o Brasil contra-atacava através de um punhado de caricaturas de Rafael, as quais, distribuídas no teatro de operações e ainda em Buenos Aires e no Paraguai, causaram sensação.

Em Porto Alegre,
como retratista

Depois desse curioso episódio radicou-se o artista em Porto Alegre, como esclarece Damasceno:

«Não podemos precisar a data de sua chegada à Província. Mas em 1855 já está instalado em Porto Alegre, onde, especialmente como professor de desenho e pintura, concorre de modo sensível para o desenvolvimento do gosto artístico local, à época muito desamparado de recursos e estímulos.»

Nesse ano de 1855, com efeito, o pintor faz publicar um anúncio, oferecendo seus préstimos como retratista e
 
25/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes