Logotipo
Atualizado : 10/12/2016 às 13:54:03
Usuários On-Line :  0202
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Leão Pallière Grandjean Ferreira - Jean Leon Palli
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Jean Leon Pallière
Grandjean Ferreira
(1823-1887)


Filho de boa família...

Nascido no Rio de Janeiro e falecido em Paris. Filho do pintor Armand Julien Pallière e neto do grande arquiteto Grandjean de Montigny.

Em 1830 partiu para a França na companhia paterna, realizando mais tarde, em Paris, o seu aprendizado artístico, como aluno de Jules-Eugéne Lenepveu, pintor decorador, e do mestre deste, o pintor histórico François-Edouard Picot.

Tinha 25 anos quando, retornando ao Brasil, matriculou-se na Academia Nacional de Belas-Artes. Já no ano seguinte (1849), contrariando todos os dispostivos do regulamento, deram-lhe, no quinto concurso do prêmio de viagem, a láurea máxima - três anos de aperfeiçoamento em Roma -, a despeito dos protestos de Porto-alegre pela imprensa.

Muito embora já fosse Grandjean Ferreira, àquela época, artista de excelentes recursos técnicos e expressivos, pesou certamente para a concessão do prêmio o sobrenome, bem como a simpatia de Felix Emile Taunay.

O Brasil pagou, a
Argentina levou

Partindo para a Itália em 1850, foi em Roma que executou uma Alegoria às Belas Artes, destinada a ornamentar o teto da biblioteca do antigo prédio da Academia Imperial de Belas Artes (demolido em 1938).

Terminado o tempo de sua pensão, foi a mesma prorrogada ainda por dois anos, para que pudesse estudar gravura em metal.

Ao regressar de Roma, Grandjean Ferreira dirigiu-se diretamente a Buenos Aires, onde permaneceria de 1856 até 1866, com uma viagem ao Chile em 1858 (documentada em seu Diário de viaje por America del Sud e algumas escapadas a Paris, após 1861.

Na capital argentina publicou, em data não-precisada, seu Álbum Palliére - escenas americanas, com litografias baseadas em pinturas de sua autoria.

Fez ainda paisagens e cenas de costume a óleo e aquarela, e lecionou Desenho na Escola Normal do Colégio de Huérfanos.

Neoclássico, com expressão
esteriotipada

Retornando em definitivo à Europa em 1866, radicou-se em Paris, onde até o fim da vida continuou produzindo pinturas de temática argentina, além de expor regularmente no Salon, obtendo menção honrosa no de 1876.

Grandjan Ferreira começou sua carreira sob o influxo do Neoclassicismo, e são ainda até certo ponto neoclássicas as decorações da biblioteca da Academia Imperial (tão encomiadas por Gonzaga Duque) e uma série de obras de temática religiosa ou pagã conservadas no Museu Nacional de Belas-Artes, como Fauno e Bacante, Jesus em Getsêmani e Descimento de Cristo.

Bem estruturadas e, do ponto de vista do desenho, corretas, tais obras apresentam aquela palidez cromática típica do Neoclassicismo, e nelas a expressão é algo estereotipada, convencional.

Um investimento que o
Brasil não aproveitou

Voltando porém da viagem à Itália e se fixando por longos anos na Argentina, Grandjean Ferreira encontraria, nesse pais precioso filão temático onde exercitar sua técnica, fixando aspectos de vilas e cidades, a vida rural, o campo, os usos e costumes locais.

Em tais obras torna-se mais espontâneo e sensível, e mormente quando realiza esboços ou aquarelas, artista verdadeiramente apreciável, despojado de preconceitos e preocupado somente em fixar, com emoção, o que tinha ante o olhar.

Tão ampla foi sua atuação na Argentina, e de tal modo preciosa a qualidade e a tipicidade do que nesse país realizou, que deve em verdade ser considerado antes de tudo artista argentino, que só secundariamente interessa à pintura brasileira e à francesa.

Fonte: CD-Rom «500 Anos da Pintura Brasileira»
....


....
Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"
....


Natural do Rio de Janeiro.

Aluno laureado da Academia e pensionista do Estado.

Teve como especialidade os assuntos bíblicos e alegorias.

Depois de 1850, retirou-se para a Europa, não mais voltando.
....

Fonte : Pitoresco
 
25/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes