Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0263
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Simplício Rodrigues de Sá - Simplicio Rodrigues de Sa
Algumas Obras do artista...

                 
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Simplício Rodrigues de Sá
(1785-1839)


Nascido em Lisboa (Portugal) e falecido no Rio de Janeiro.

Tendo-se fixado no Brasil, foi nomeado em 1820 pensionista da recém-criada Academia e Escola Real das Artes. Cinco anos mais tarde tornou-se pintor e retratista da Imperial Câmara.

Aluno-assistente de Jean-Baptiste Debret na Academia Imperial de Belas-Artes, participou com retratos das duas primeiras exposições públicas da Academia organizadas em 1829 e 1830 pelo mestre, a quem substituiria em 1831 na cadeira de Pintura Histórica.

Mais tarde sucederia também a Henrique José da Silva, falecido em 1834, como professor de Desenho. Foi ainda professor de desenho de Dom Pedro II e de suas irmãs, entre 1833 e 1835.

Simplício foi acima de tudo retratista, destacando-se os retratos que fez de Dom Pedro I (Museu Imperial de Petrópolis), do Conselheiro Francisco Gomes da Silva, o Chalaça (Museu Histórico Nacional) e do Marquês de Inhambupe (Museu Nacional de Belas-Artes).

Mas abordou igualmente temas religiosos, como a Santa Ceia, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, e cenas de costumes, como o Irmão Pedinte, do Museu Nacional de Belas Artes.

Foi não apenas desenhista correto, como bom colorista.

Fonte: CD Rom «500 Anos da Pintura Brasileira»
.

....
Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"
....


Natural de Portugal, Simplício Rodrigues de Sá fez parte da primeira organização docente da Academia, como substituto da classe de pintura histórica, passando a professor efetivo de desenho em 1834, na vaga de Henrique José da Silva.

Falecido a 9 de março de 1839, teve como sucessor Manoel Joaquim de Melo Corte Real. Era cavalheiro das Ordens de Cristo e Cruzeiro, pintor da Câmara Imperial e professor de suas majestades imperiais.


Fonte : Pitoresco

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Último retrato do Imperador D. Pedro I realizado no Brasil, antes de sua abdicação ao Trono em favor de seu filho D. Pedro II. O óleo de autoria de Simplício Rodrigues de Sá, adquirido pelo Museu Imperial em leilão em Londres, representa o Imperador com uma das fardas imperiais, ostentando entre as condecorações a Ordem da Rosa, criada por ele em 1829, por ocasião de seu casamento com D. Amélia de Leuchtemberg, segunda Imperatriz do Brasil. Simplício Rodrigues de Sá, pintor português vindo para o Rio de Janeiro em 1820, foi aluno de Jean Baptiste Debret, e em 1825 foi nomeado pintor e retratista da Imperial Câmara.


fonte : Museu Imperial
 
Fonte: Museu Imperial - 26/01/2008

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes