Artista Simplício Rodrigues de Sá - Simplicio Rodrigues de Sa
Biografia Simplício Rodrigues de Sá
(1785-1839)


Nascido em Lisboa (Portugal) e falecido no Rio de Janeiro.

Tendo-se fixado no Brasil, foi nomeado em 1820 pensionista da recém-criada Academia e Escola Real das Artes. Cinco anos mais tarde tornou-se pintor e retratista da Imperial Câmara.

Aluno-assistente de Jean-Baptiste Debret na Academia Imperial de Belas-Artes, participou com retratos das duas primeiras exposições públicas da Academia organizadas em 1829 e 1830 pelo mestre, a quem substituiria em 1831 na cadeira de Pintura Histórica.

Mais tarde sucederia também a Henrique José da Silva, falecido em 1834, como professor de Desenho. Foi ainda professor de desenho de Dom Pedro II e de suas irmãs, entre 1833 e 1835.

Simplício foi acima de tudo retratista, destacando-se os retratos que fez de Dom Pedro I (Museu Imperial de Petrópolis), do Conselheiro Francisco Gomes da Silva, o Chalaça (Museu Histórico Nacional) e do Marquês de Inhambupe (Museu Nacional de Belas-Artes).

Mas abordou igualmente temas religiosos, como a Santa Ceia, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro, e cenas de costumes, como o Irmão Pedinte, do Museu Nacional de Belas Artes.

Foi não apenas desenhista correto, como bom colorista.

Fonte: CD Rom «500 Anos da Pintura Brasileira»
.

....
Texto do livro de Laudelino Freire
"1816-1916 - Um Século de Pintura"
....


Natural de Portugal, Simplício Rodrigues de Sá fez parte da primeira organização docente da Academia, como substituto da classe de pintura histórica, passando a professor efetivo de desenho em 1834, na vaga de Henrique José da Silva.

Falecido a 9 de março de 1839, teve como sucessor Manoel Joaquim de Melo Corte Real. Era cavalheiro das Ordens de Cristo e Cruzeiro, pintor da Câmara Imperial e professor de suas majestades imperiais.


Fonte : Pitoresco

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Último retrato do Imperador D. Pedro I realizado no Brasil, antes de sua abdicação ao Trono em favor de seu filho D. Pedro II. O óleo de autoria de Simplício Rodrigues de Sá, adquirido pelo Museu Imperial em leilão em Londres, representa o Imperador com uma das fardas imperiais, ostentando entre as condecorações a Ordem da Rosa, criada por ele em 1829, por ocasião de seu casamento com D. Amélia de Leuchtemberg, segunda Imperatriz do Brasil. Simplício Rodrigues de Sá, pintor português vindo para o Rio de Janeiro em 1820, foi aluno de Jean Baptiste Debret, e em 1825 foi nomeado pintor e retratista da Imperial Câmara.


fonte : Museu Imperial
Fonte Museu Imperial

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.