Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0210
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Antoni Tàpies
Algumas Obras do artista...

                             
 
   
 
 
 
           
veja mais...
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Tàpies, Antoni
Barcelona, Espanha, (1923-2012)
-


Viveu em um ambiente culturalmente aberto, em uma família de pessoas influentes e cultas. Freqüentou boas escolas primárias na mesma cidade em que nasceu. Em 1934, inicia seu bacharelado no Liceu Prático de Barcelona, curso que o introduz à Arte Contemporânea.
Durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939, desenhou e pintou de forma auto-didata. Os acontecimentos da guerra influenciarão boa parte de sua produção no futuro. Passa por problemas de saúde e inicia a Faculdade de Direito em Barcelona, mas a abandona pouco antes de terminar.
Em 1945, retorna à pintura, iniciando-se em materiais densos, misturando a pintura a óleo com bastões de giz oleoso, pó de mármore e outros materiais. Pesquisa questões materiais da tinta, a colagem e chega ao estudo das texturas. Interessa-se pela Filosofia e pelo pensamento oriental.
No final da década de 1940, expõe em algumas das mais importantes mostras de Barcelona. Conhece Joan Brossa e Joan Miró, após interessar-se pelo Surrealismo. Nessa fase, interessa-se, também, por Paul Klee. Em 1948, funda o grupo e a revista "Dau al Set". Muda-se para Paris em 1950, descobre a Art Brüt e, a partir daí, sua obra envereda-se pela abstração.
Durante as décadas de 1950 e 60, atinge o auge de sua carreira e realiza inúmeras exposições individuais na Europa e nos Estados Unidos. Seu trabalho reflete uma forte carga política que o acompanhará por toda a vida. Participa, também, de eventos e reuniões clandestinas contra o governo espanhol vigente.
Nas décadas de 1970, realiza uma seqüência de exposições retrospectivas, participando de mostras no mundo todo. Lança livro autobiográfico intitulado "Memória Pessoa". Em meados da década de 1980, passa a trabalhar com esculturas de cerâmica e inaugura vários monumentos pela Espanha.
Tàpies é reconhecido como um dos maiores artistas espanhóis.

Carmen S. G. Aranha
Francisco Coutinho Togni

fonte : Mac/SP
 
Fonte: . - 24/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes