Ver todas as obras de Antonio Segui

Artista Antonio Segui
Biografia Segui, Antonio
Cordoba, Argentina , 1934
-

Estudou pintura em Córdoba (Argentina), em 1934. Nas décadas de 1950 e 1960 viaja pela Europa, passando por Madri, onde complementa sua formação artística na Real Academia de San Fernando, e Paris, onde reside, a partir de 1963. Com 23 anos, realizou sua primeira exposição individual. No final da década de 1960, apresentou diversos trabalhos na Argentina e também em Paris, nos quais recorre à colagem. Passa de suas paisagens de "Nocturnal" dos anos 70 a paisagens em texturas (1989). A figura humana tornou-se cada vez mais estilizada, reduzindo-se a proporções esquemáticas em seu trabalho, apontando para tendências figurativas, com carga expressionista, formalista e hiper-realista.
Em 1990, recebe o Gran Premio del Fondeo Nacional de las Artes de Buenos Aires e no ano seguinte foi homenageado com uma exposição retrospectiva em Buenos Aires, no Museo Nacional de Bellas Artes.
Ilustrou muitos livros publicados na Bélgica e na França, inclusive textos de Jorge Luís Borges, Apollinaire e Carlos Semprun. Tornou-se conhecido ao trabalhar com metal em suas grandes figuras de referência mecânica. Muitas de suas obras apresentam cenas detalhadas das cidades. A distinção entre o real e o fantástico se perdem: homens são retratados como maiores que edifícios, ou com apenas a cabeça sobre rodas. Cor e comédia se combinam no espaço urbano.
Participou da Documenta de Kassel, em 1977, da Bienal de Veneza, em 1984, da 19º Bienal de São Paulo, em 1987. Realizou exposições individuais na Galeria Claude Bernard (1965), em Paris, na Galeria Lefébre (1972), em Nova York, em Tóquio (1980), na Bélgica (1983), entre outras.
Foi fundador do Centro Cultural de Córdoba. Vive e trabalha em Paris.

Cristina Freire
Fonte : Mac/SP

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.