Ver todas as obras de OTTONE RASAI

Artista OTTONE RASAI
Biografia Rosai, Ottone
Florença, Itália, 1895
Ivrea, Itália, 1957


Como tantos artistas italianos de sua geração, o jovem Rosai, que havia freqüentado a Accademia di Belle Arte em Florença, foi influenciado pelas instigantes propostas de uma arte futurista. Ao apresentar, em 1913, sua primeira exposição, conheceu Marinetti, - o ideólogo do Futurismo - bem como os artistas Carrà, Boccioni, Severini e Soffici, que expunham no mesmo prédio. Foi militante desse movimento, que ressalta a idéia do dinamismo da nova era em que vivem, por pouco tempo: apenas as obras produzidas em 1913/14 contêm elementos desse estilo, pois em seguida precisou servir durante a Primeira Guerra Mundial.
Ao retornar a suas atividades artísticas, já estava imbuído das idéias conservadoras que se alastravam pela Europa de pós-guerra e que, na Itália, receberam o nome de Noveccento . Esse movimento, denominado por alguns grupos de volta à ordem, apregoava um retorno às especificidades nacionais de cada país, o que para os italianos significava inspirar-se no modelo pré-renascentista, conforme realizado por Massaccio e Fra Angelico. O MAC USP conta com uma obra produzida em 1932, Estalagem, representativa dessa fase.
Rosai, que tomou conhecimento das propostas inovadoras da arte de Cézanne e Picasso por intermédio de Ardengo Soffici, no final dos anos 30, passa para uma nova fase da sua produção, na qual produz grandes paisagens, inspiradas na natureza da região da Toscana e nas ruas tortuosas de Florença. Seu apego à região florentina custou-lhe a crítica de ser provincial.
Rosai foi professor de desenho no Liceu Artístico de Florença, de 1939 a 1942, quando recebeu a cátedra de pintura da Academia de Florença.

Gabriela Suzana Wilder


FONTE : MAC/SP

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.