Logotipo
Atualizado : 08/12/2016 às 17:43:46
Usuários On-Line :  0136
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Vera Becker - Vera Maria Hemb Becker
Algumas Obras do artista...

                       
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Porto Alegre - RS - Brasil



Biografia:
Ceramista e escultora, nasceu em Porto Alegre. Formada em Farmácia e Bioquímica pela UFRGS, iniciou-se em Cerâmica a partir de 1960 com Walter Scarpelli. Estudou escultura e desenho com Fernando Corona e Vasco Prado, freqüentando o Atelier Livre da Prefeitura nos cursos de criatividade, desenho e escultura, tendo como mestres Cláudio Martins Costa, Clébio Sória e Solange Vignole. Aperfeiçoou-se em Cerâmica com os professores argentinos Vilma Villaverde (Esmaltação I, II e Morfologia), Leo Tavella, Jorge Fernandes Chitti e com o uruguaio Jaime Novinsky. Ainda na área da Cerâmica freqüentou os cursos de Megume Yasa, Maria Anita Linck, Maria do Barro, Pascoal Giardullo (massas cerâmicas), Faiga Ostrower e outros.
Em 1975 fez o Curso Intensivo de História da Arte ministrado por Carlos Scarinci no Instituto de Artes Visuais, matéria que repetiria mais tarde com Antônio Santoro. Em 1991 fez o curso "O Objeto na Arte Contemporânea" com Frederico Morais.
Suas experiências com bronze fizeram com que entrasse num novo campo de trabalho, no momento em que venceu, em 1995, o concurso para o troféu "Prêmio Destaque do Festival de Dança de Joinville", quando conquistou o 1º lugar. A partir daí, tem executado uma série de troféus para eventos de dança, esportivos, medalhas comemorativas, culminando com a escolha de seu trabalho como o "Troféu Destaques Copesul - Correio do Povo", símbolo da Feira do Livro de Porto Alegre, a partir de novembro de 2000.

ATIVIDADES
Sendo uma das fundadoras da Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Sul (ACERGS) em 1983, foi secretária até 1986, quando assumiu a presidência da entidade até 1987,. tendo permanecido na diretoria até 1993.
Participou da comissão organizadora do VI, VII, VIII e X Salões de Cerâmica do M.A.R.G.S., da 1a Semana de Porto Alegre, no Centro Municipal de Cultura (1986), exposições da ACERGS, etc.. No VII Salão de Cerâmica do MARGS foi membro do júri eleito pelos artistas. Participou de palestras como "Encontros no MARGS" em outubro de 1987, do 31o Congresso Brasileiro de Cerâmica em maio de 1987, no Hotel Nacional em Brasília, do ciclo de palestras sobre Cerâmica e Escultura no Museu de Porto Alegre, em outubro de 1987, do 34o Congresso Brasileiro de Cerâmica em Blumenau, em maio de 1990, sobre suas pesquisas sobre a História da Cerâmica no Rio Grande do Sul.
Foi representante da ACERGS no Conselho Consultivo do MARGS no período de 1986/1987 e no Projeto Missões, do qual participou ativamente na coleta de dados para o resgate da Cerâmica Missioneira.

SALÕES E PRÊMIOS
Participou, entre outros, dos seguintes Salões de Arte na categoria Escultura e Cerâmica: II Salão do Jovem Artista em 1974; II, III, V e VI Salões de Cerâmica do MARGS (1976,1978,1982,1984); II Salão de Arte de Pelotas, 1978 recebendo Menção Honrosa em Escultura; IV Salão de Arte de Pelotas, 1980; I Salão Nacional da Casa Velha em Novo Hamburgo, RS, em 1981; no Salão de Arte do XXVI Congresso Brasileiro de Cerâmica, ENEPAC, merecendo o l° lugar - Prêmio Aquisição- em Recife, 30 de maio de 1982.
Em agosto de 1985 participou do VI Salão Santarosense de Arte, e em setembro do 1º Salão Municipal de Artes Visuais de Santo Ângelo. Já em 1987 do Salão Nacional de Cerâmica de São Paulo e também recebeu Menção Honrosa na categoria escultura no II Salão de Artes Plásticas São Paulo- Paraná, organizado pela Academia Brasileira de Artes e Ciências, sendo uma exposição itinerante. Também na Exposição "Mini-Cerâmicas" da ACERGS, que teve lugar na Galeria Marisa Soibelmann em agosto de 1991 recebeu mais uma Menção Honrosa. No XVI Festival de Dança de Joinville, de 14 a 24 de julho de 1996, venceu o concurso para Troféu Revelação - prêmio aquisição.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS
A partir de 1966 participa de mais de cem coletivas na capital e no interior do estado e do país, tais como as Panorâmicas da ACERGS, as exposições temáticas de "O Pote", e as exposições em Alegrete, Pelot
 
21/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes