Logotipo
Atualizado : 05/12/2016 às 17:56:20
Usuários On-Line :  0291
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Mattia Moreni
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Moreni, Mattia
Pávia, Itália, 1920
Brisighella, Itália, 1999


Figura importante da pintura italiana no pós-Segunda Guerra Mundial.
Filho de um oficial de cavalaria, Moreni acompanhou sua família pelas diversas cidades nas quais seu pai trabalhara: Pavia, Goriza, Turim. Esses deslocamentos deram-lhe uma visão ampla de seu país e da arte italiana. Em Turim, decidiu-se pela pintura e aí freqüentou, por pouco mais de um ano, a Academia Albertina (1940-41), onde adquiriu alguns conhecimentos de forma mais sistematizada. No mais, desenvolveu-se de modo auto didata. Em 1945, Mattia já havia se tornado um pintor reconhecido no cenário cultural de Turim.
Em 1948, participou da Bienal de Veneza com três dípticos intitulados Quadro Abstrato.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, seu trabalho assumiu uma postura mais otimista em relação ao mundo novo que surgia. Posteriormente, tornou-se mais irônico e crítico; em certos momentos, enveredou pela sensualidade como forma de não compactuar com o mundo direcionado pela evolução tecnológica.
Nos anos cinqüenta, desenvolveu uma pintura expressionista abstrata. Na década de 80, voltou-se para a defesa de valores vinculados à natureza em seus aspectos sensoriais e passionais, em detrimento da valorização excessiva da tecnologia.
Moreni sempre se manteve fiel ao poder expressivo e liberador da pintura, concebendo-a como veículo privilegiado dos sentimentos e dos aspectos psicológicos do homem.

Vera Filinto/Mac
 
19/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes