Logotipo
Atualizado : 08/12/2016 às 17:43:46
Usuários On-Line :  0240
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Henry Moore
Algumas Obras do artista...

           
 
   
 
 
 
veja mais...
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Moore, Henry
Castleford, Yorkshire, Inglaterra , 1898
Perry Green, Hertfordshire, Inglaterra, 1986

Escultor e desenhista, Moore desenvolveu obra tridimensional predominantemente figurativa, com breves incursões pela abstração. Foi influenciado sobretudo pela arte mexicana pré-colombiana, assim como pela arte arcaica e renascentista, pelo Surrealismo e Construtivismo. A essa cultura visual vasta e multiforme do artista, soma-se uma sensível capacidade de análise da natureza.
Freqüentou o Leeds College of Art e o Royal College of Art de Londres. A primeira exposição individual ocorreu em Londresb no ano de 1928. Em 1936, participou da Mostra Internacional Surrealista, na mesma cidade. Durante a II Guerra Mundial, chocado com os bombardeios em Londres, fez a famosa série de desenhos dos refugiados nos abrigos anti-aéreos (1940).
Amplamente reconhecido, em 1945 foi indicado como membro do Comitê de Arte do British Council e recebeu Título Honorário da Universidade de Londres. Suas esculturas apresentam o volume num jogo dialético de cheios/vazios, articulação rítmica de planos, unidade de concepção e monumentalidade. Concebia a forma, partindo de uma visão humanista e critérios orgânicos, dentro de uma tradição que remonta a Michelangelo. A observação e o estudo das formas da natureza nutria a produção escultórica do artista, destinada a uma integração paisagística. O osso purificado pelo tempo, o seixo perfurado e polido pela água são as formas arquetípicas da mitologia de Moore.
Considerado um dos maiores escultores contemporâneos, recebeu o Prêmio Internacional de Escultura na XXIV Bienal de Veneza (1948), na II Bienal de São Paulo (1953) e na V Bienal de Tóquio (1959). Em 1983, o Metropolitan Museum de Nova York apresentou a retrospectiva "Henry Moore: 60 anos de sua arte" em homenagem aos seus 85 anos de vida.

Maria Ângela Serri Francoio
Fernanda Lachat
MAC
 
19/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes