Artista Roberto Matta - Roberto Sebastian Matta
Biografia Matta, Roberto Sebastian
Santiago, Chile, 1911
Paris, França, 2002


Após concluir os estudos na Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica, viajou em 1934 para a Europa, onde teve oportunidade de conhecer artistas e intelectuais que influenciariam diretamente sua obra. Em Paris, trabalhou como assistente de Le Corbusier (1934); em Madrid, com Garcia Lorca (1935); e em Londres, com Gropius (1936). De volta a Paris, e em contato com os surrealistas Salvador Dalí, Joan Miró, Max Ernst, André Breton integra-se ao Movimento Surrealista. Entre 1938 e 1948, estabelecido em Nova York, expõe com sucesso diversas vezes, individual ou conjuntamente. Matta, junto com André Masson, influenciou decisivamente a arte americana do pós-guerra, especialmente a dos expressionistas abstratos. Suas pinturas expõem um imaginário fantástico, sendo um dos principais representantes do automatismo na pintura; com um traço forte e dinâmico, suas formas parecem dirigir-se ao encontro de outras.
Em 1956, sob encomenda da UNESCO, pintou o mural As dúvidas dos três mundos. Doze anos depois, presidiu o Congresso Cultural de Havana e em 1984 expôs no Museu de Belas Artes daquela capital um conjunto de obras intitulado El verbo América, manifestando sempre um comprometimento pessoal com seu tempo e com a luta contra as desigualdades sociais. Figuram, ainda, dentre seus quadros mais famosos, A unidade do Absoluto, Abrir o cubo e encontrar a vida, Eros precipitado. Como pintor, escultor, arquiteto e poeta, morreu ao 91 anos, em novembro de 2002.

Daisy Peccinini/Mac

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.