Logotipo
Atualizado : 10/12/2016 às 08:44:18
Usuários On-Line :  0236
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Henri Matisse
Algumas Obras do artista...

                       
 
   
 
 
 
veja mais...
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Matisse, Henri
Cateau-Cambresis, Nord, França, 1869
Nice, França, 1954

Reconhecido como um dos maiores artistas do século XX, foi um mestre no uso da cor e da forma, ao afirmar sua expressividade.
Matisse nasceu em meio a uma família de classe média. Estudou Direito e, em 1890, enquanto se recuperava de uma apendicite, começou a se interessar por questões da linguagem pictórica. Em 1892, vai para Paris estudar formalmente a questão da arte, tendo já abandonado sua carreira de Direito. Seus primeiros trabalhos refletem um naturalismo. Na época produz muitas cópias e estudos de obras de mestres do passado. Ao mesmo tempo, estuda os impressionistas, ligando-se em questões pictóricas levantadas por Gauguin, Cézanne e Van Gogh. Entre 1903 e 1904, Matisse interessa-se pelo pontilhismo de Cross e Signac, artistas envolvidos na pesquisa de justapor pontos de pigmentos puros para criar um sistema de vibrações visuais intensas com a cor. Matisse modificou essa técnica e aplicou-a em novas pesquisas. Por volta de 1905, o artista expõe trabalhos com Dérain, Vlaminck e outros. O uso de massas de cores vivas e fortes e deformações da forma fizeram os críticos os chamarem de "les fauves", as feras. Matisse passa a liderar o grupo.
Passou muito tempo no sul da França, particularmente em Nice, a partir de 1920, pintando cenas locais com finas e fluidas aplicações de cores brilhantes. Mais tarde, já maduro, foi requisitado para decorar a Capela de Saint-Marie du Rosaire em Vence, tendo aí trabalhado entre 1947 e 1951. Em seus últimos anos, elaborou trabalhos na técnica de "papier decoupé", ou seja, colagens em papéis recortados e montados numa certa casualidade e quase abstração.

Carmen S. G. Aranha/Mac
 
19/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes