Ver todas as obras de Fernand Léger

Artista Fernand Léger
Biografia Léger, Fernand
Argentan, Orne, França, 1881
Gif-sur-Yvette, França, 1955


Filho de camponeses, trabalhou num escritório de arquitetura antes de ir a Paris, em 1900. Cursou a Escola de Artes Decorativas e a Escola de Belas-Artes. Recebeu influências das pinceladas geométricas de Cézanne e, posteriormente, das descobertas de Matisse.
Em 1908, conheceu os cubistas, e em 1910, pintou Nus na Floresta.
Léger foi para o fronte na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, a partir de 1917, sua obra apresenta locomotivas e engrenagens, mostrando o lado mecanicista do mundo industrializado. Seus personagens adquirem, também, aspectos mecanizados, não possuem natureza humana. Na década seguinte, pintou murais, liberou formas e cores, tornando-se mais abstrato.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), refugiou-se nos Estados Unidos. Voltou à França em 1945, onde, além de mosaicos e vitrais para igrejas, fez decoração e figurinos de balé.

Carmen S. G. Aranha/Mac

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.