Ver todas as obras de Alan Davie

Artista Alan Davie
Biografia Davie, Alan
Grangemouth, Escócia, 1920
-


Pintor, poeta, professor de arte para adolescentes e músico, filho de pintor e gravador, iniciou aos 17 anos os primeiros estudos no Edinburgh College of Art. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, depois de realizar estudos complementares no Royal Artilley, dedicou-se ao jazz. Entre 1947 e 1953, trabalhou como joalheiro e a prata foi usada como matéria-prima para algumas de suas criações. A primeira individual de Alan Davie aconteceu na Grant´s Brookshop, em 1946, em Edimburgo, Reino Unido. Participou da VII Bienal Internacional de São Paulo, recebendo o prêmio de Melhor Pintor Estrangeiro. Na XVIII edição da Mostra o artista foi novamente premiado.
A obra de Alan Davie é singular. Suas pinturas são desdobramentos de experiências pessoais, onde o Zen-budismo e o misticismo oriental adquirem grande expressividade. Busca inspiração, também, na pintura primitiva e na arte caribenha. As cores, as luzes, as formas e a movimentação contidas em seus desenhos são fruto de uma simbologia infantil permeada pelo aspecto lúdico. A articulação entre os elementos pictóricos é conseqüência de uma ordenação preponderantemente intuitiva.
A primeira grande mostra das obras de Davie no Brasil aconteceu em 1993, no MASP. Foram apresentadas 45 aquarelas, desde obras recentes até obras datadas de 1950. No ano 2000, em comemoração aos 80 anos do artista, foi feita uma retrospectiva com obras da Scollish National Gallery of Modern Art, em Edimburgo.

Luís Roberto Soares/Mac



Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.