Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0257
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Guglielmo Cavellini
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Cavellini, Guglielmo
Bréscia, Itália, 1914
-


Iniciou-se no mundo das artes plásticas como colecionador. Sua coleção de arte abstrata européia e italiana tornou-se de tal forma importante que em 1957 mereceu uma exposição na Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma, após o que, passou a ser apresentada em diversos importantes museus do mundo.
A partir de 1960, Cavellini concentrou-se em sua própria produção artística. Fez pinturas, inúmeras interferências em fotografias, e colagens. Criou selos, adesivos, estandartes, e imagens que estampou em camisetas, chapéus e peças de roupas, num trabalho carregado de ironia.
Em 1970, inventou o termo auto-historicização para denominar um trabalho de reconstrução de sua própria vida, elaborado por meio de fotografias extraídas de seu arquivo pessoal às quais procedia diversas interferências. Realizou uma obra de linha conceitual voltada para superar o papel da crítica e do mercado, e com foco nos mecanismos do sistema de arte.
Participou de numerosos eventos, exposições e performances por todo o mundo. No Brasil, em 1979, integrou o evento Multimídia, no MAC USP; em 1982, também no MAC USP, participou de Incomunicável-Inter comunicável; e em 1981, da XVI Bienal de São Paulo.
Escreveu e publicou algumas obras como Arte Abstrata (1958); Uomo Pintore (1960); Diario di Guglielmo Cavellini (1975); Vita di un genio (1989).

Vera Filinto/Mac

 
19/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes