Ver todas as obras de Guglielmo Cavellini

Artista Guglielmo Cavellini
Biografia Cavellini, Guglielmo
Bréscia, Itália, 1914
-


Iniciou-se no mundo das artes plásticas como colecionador. Sua coleção de arte abstrata européia e italiana tornou-se de tal forma importante que em 1957 mereceu uma exposição na Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma, após o que, passou a ser apresentada em diversos importantes museus do mundo.
A partir de 1960, Cavellini concentrou-se em sua própria produção artística. Fez pinturas, inúmeras interferências em fotografias, e colagens. Criou selos, adesivos, estandartes, e imagens que estampou em camisetas, chapéus e peças de roupas, num trabalho carregado de ironia.
Em 1970, inventou o termo auto-historicização para denominar um trabalho de reconstrução de sua própria vida, elaborado por meio de fotografias extraídas de seu arquivo pessoal às quais procedia diversas interferências. Realizou uma obra de linha conceitual voltada para superar o papel da crítica e do mercado, e com foco nos mecanismos do sistema de arte.
Participou de numerosos eventos, exposições e performances por todo o mundo. No Brasil, em 1979, integrou o evento Multimídia, no MAC USP; em 1982, também no MAC USP, participou de Incomunicável-Inter comunicável; e em 1981, da XVI Bienal de São Paulo.
Escreveu e publicou algumas obras como Arte Abstrata (1958); Uomo Pintore (1960); Diario di Guglielmo Cavellini (1975); Vita di un genio (1989).

Vera Filinto/Mac


Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.