Logotipo
Atualizado : 09/12/2016 às 16:53:38
Usuários On-Line :  0265
Catálogo das Artes - Menu de navegação
      Detalhamento da Biografia do Artista
<< Voltar
 NOTA : Clique na(s) imagem(ns) para vê-la(s) ampliada(s).

Artista : Felice Casorati
 
   
 
   
 
LINKS COM REFERÊNCIA AO ARTISTA
BIOGRAFIA
 
Casorati, Felice
Novara, Itália, 1886
Turim, Itália, 1963


Intelectual de cultura multifacetada, pintor, escultor, cenógrafo, figurinista e músico, forma-se inicialmente em direito, em 1906. Sentia-se, entretanto, atraído pelas artes e logo passou a estudar nas Academias de Pádua, Nápoles e Verona. Em 1907, já expõe na Bienal de Veneza obras influenciadas pelo simbolismo típico do Art nouveau, particularmente pelas obras do austríaco G. Klimpt. Com o fim da Primeira Guerra Mundial estabelece-se em Turim, onde se torna figura central da vida intelectual da cidade e onde, em 1922, une-se ao grupo Revoluzione Liberale. Durante o período fascista, o ambiente cultural da cidade gira em torno de dois pólos, um que conta com o Prof. Leonello Venturi e outro, com Casorati e sua escola. O primeiro grupo produz obras impressionistas e pós-impressionistas, a antítese do rigor neo-quatrocentista de Casorati e seus alunos. O artista chega a ser qualificado como o ditador da arte figurativa na Turim de entre guerras. Aproxima-se, nessa ocasião, do grupo Noveccento, que empunha a bandeira nacionalista italiana e dita a "volta à ordem". Casorati, mesmo assim, cria um estilo particular, caracterizado por composições de pureza cristalina e ambientação enigmática, influenciada pelas estruturas espaciais matemáticas da pintura do século XV, especialmente de Piero della Francesca.
Curiosamente, é no seu ateliê, em 1935, que acontece a primeira manifestação coletiva de arte abstrata na Itália, com obras de Fontana, Licina e Melotti, entre outras.
Participou de diversas edições da Bienal de Veneza, que lhe outorga, em 1938, o Prêmio de Pintura. Em 1952, recebe o Prêmio Especial da Presidência por sua exposição individual. A primeira exposição do Centro Georges Pompidou de Paris, em 1980, dedica-lhe uma sala e uma grande retrospectiva na Academia Albertina de Turim comemora o centenário de seu nascimento.

Gabriela Suzana Wilder/Mac
 
19/02/2007

  LOGIN DE ASSINANTES - Guia de Preços
Clique Aqui
 
  LOGIN DE ANUNCIANTES - Ofertas Especiais
Clique Aqui
 
        Copyright © 2007 Catálogo das Artes