Ver todas as obras de Giuseppe Capogrossi

Artista Giuseppe Capogrossi
Biografia Capogrossi, Giuseppe
Roma, Itália, 1900
Roma, Itália, 1972


Filho de família romana antiga e nobre, sobrinho do secretário geral da Companhia de Jesus, estuda jurisprudência até 1922, ano em que o tio o introduz no ateliê de Giambattista Conti, especialista em afrescos e gráfica. Nessa época, copia os grandes mestres Miguelangelo e Piero della Francesca. Anos mais tarde, por ocasião de visitas a Paris (1927 e 1931) copia os impressionistas, bem como obras de Picasso e Derain.
Em 1930, expõe pela primeira vez na Bienal de Veneza e, entre as inúmeras exposições internacionais coletivas de que participa deste então, vale ressaltar a de 1932, na Galleria di Roma, com Cagli e Cavalli, com os quais forma o grupo dos novos pintores romanos. São conhecidos em Paris como pertencentes à Escola de Roma por ocasião de uma mostra em que apresenta uma pintura tonal baseada no binômio luz-cor de Piero della Francesca. Sua pintura nessa fase está no limite entre a metafísica e a física.
Nos anos 40, Capogrossi inicia uma renovação profunda em sua linguagem artística que, nessa ocasião, passa por uma experiência neocubista que o leva, em 1950, a uma produção de telas abstratas. A partir dessa fase, Capogrossi produz segundo uma abstração rigorosa e pessoal, que lhe valeu a fama de ser um dos maiores representantes do abstracionismo informal.
Em 1955, expõe na primeira Documenta de Kassel e na Bienal de São Paulo e em 1974 a Galeria Nacional de Arte Moderna expõe uma mostra antológica de sua obra.

Gabriela Suzana Wilder/Mac


Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.