Ver todas as obras de Honoré Marius Bérard

Artista Honoré Marius Bérard
Biografia Bérard, Honoré Marius
Salindres, França, 1896
Saint-Martin-de-Valgalgues, França, 1967


Estudou desenho, pintura e escultura na Escola Municipal de Alès. Realizou seus primeiros trabalhos não figurativos em torno de 1912. Recrutado para a Primeira Guerra, foi impedido de continuar suas atividades. Mais tarde, em 1921, na Sorbonne, iniciou seus estudos sobre as ondas sonoras e sua equivalência com ondas de cores, equilibrando os elementos na composição. Foi, ao lado de Kandinsky, um dos pioneiros do movimento abstrato Musicalista.
Os trabalhos de Bérard, da década de 1930, são considerados mais líricos, com a procura de uma nova espacialidade, chegando a atingir uma dimensão espiritual e mítica, com influência de obras musicais de Bach e Debussy.
Na década de 1940, sua obra torna-se mais sintética. Abandona certos tratamentos de claros e escuros e encontra novas formas de expressão. Em 1946, participou ativamente do movimento abstrato.
Em 1950, veio ao Brasil, Argentina e Uruguai, onde realizou uma série de palestras e exposições. Em 1952, mudou-se para São Paulo. Com Portinari, decorou edifício público, fez vitrais, tapeçarias e algumas cenografias. Participou das I e II Bienais de São Paulo. Voltando para a França, em 1961, assumiu a diretoria do Museu de Céret.


Carmem S. G. Aranha/Mac


Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.