Ver todas as obras de Sheila Brannigan

Artista Sheila Brannigan
Biografia Brannigan, Sheila
Chester, Inglaterra, 1914
Londres, Inglaterra, 1994


Depois de iniciar, na Suíça, seu trabalho como pintora, Sheila Brannigan transferiu-se para Paris, onde freqüentou os ateliers de André Lhote, Henry Goetz e a Academia La Grande Chaumière.
Mudou-se para São Paulo, Brasil, em 1957, onde permaneceu por 10 anos, época em que conheceu Mario Schenberg, Theon Spanudis e em que exerceu intensa atividade artística.
Realizou exposições individuais, na década de 60, em várias galerias de São Paulo: Seta, Astréia, São Luís e Ambiente. Expôs individualmente, também no MAM SP, em 1961.
Participou de coletivas e salões como o Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro em 1959; de diversas Bienais de São Paulo (a V, em 1959; a VI, em 1961; a VII, em 1963; a VIII, em 1965); do IX Salão Nacional de Arte Moderna, no MAM RJ em 1960, para citar alguns exemplos.
Em 1999, teve obra sua exposta na mostra O Brasil no Século da Arte, promovida pelo MAC USP, na Galeria do SESI, em São Paulo.
Entre os prêmios que recebeu estão o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea; 1º prêmio em pintura, na Galeria de Arte das Folhas, em São Paulo em 1959; e o prêmio aquisição na VI Bienal Internacional de São Paulo, em 1961.
Em 1967, voltou para a Inglaterra, onde permaneceu até 1994, quando veio a falecer.
Seus desenhos são econômicos e empregam linguagem informalista. Suas pinturas seguem estilo semelhante e constituem exemplos do expressionismo abstrato no Brasil.

Vera Filinto/Mac


Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.